quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Meu Nome é Memória - Ann Brashares





 

SINOPSE:
Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária, mas não é perfeita. Sou humano. (...) Nunca tive filhos, nunca envelheci. Não sei a razão. Vi beleza em coisas incontáveis. Eu me apaixonei e ela é quem resiste. Eu a matei uma vez, morri por ela muitas vezes e ainda não tenho nada para exibir. Sempre a procuro. Sempre me lembro dela. Carrego a esperança de que, um dia, ela venha a se lembrar de mim. Encontrar o amor verdadeiro nunca é fácil. Mas para Daniel, o protagonista de Meu nome é memória, isso parece ser ainda mais difícil. Ele tem um dom que por vezes assemelha-se a uma maldição: lembra-se de todas as suas vidas passadas. E em todas elas, foi apaixonado por Sophia. “Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária”, escreve o protagonista. Inglaterra, Antioquia, Congo Belga, Constantinopla, Georgia. Todos esses lugares já presenciaram o amor do casal, porém Sophia nunca se recorda das memórias passadas. Vida após vida, através de dinastias e continentes, Daniel tenta fazê-la relembrar esse amor e conquistá-la para sempre, mesmo que ela mude de nome e aparência. Mas, em todas às vezes que Daniel e Sophia tiveram uma aproximação, foram separados de maneira dolorosa e fatal. No entanto, quando se reencontram em 2007, Sophia – que agora se chama Lucy – começa a lembrar do passado. Aos poucos, flashes das vidas anteriores vêm à memória, lembranças sensoriais se reavivam e ela percebe que Daniel faz parte de sua vida desde sempre. E agora, se o casal quiser passar suas próximas vidas juntos, terá que compreender e superar o inimigo desse amor.

RESENHA: 
Uma história interessante, que te faz refletir e torcer para um final feliz.

Daniel se lembra de todas as vidas passadas e acumula informações que muitas vezes o
deixam apático frente a novos acontecimentos de suas vidas, lembrei da música "o homem que sabia de mais, sabia mais, muito mais do que devia saber".

Sophia/Lucy não se lembra. E o livro contem fragmentos da vida de Daniel e momentos que ele compartilhou com as várias versões de Sophia.

Surge na gente aquela esperança de ter um amor de eras assim... (suspiro), apesar da temática de reencarnações, vidas passadas... não é um livro voltado para a doutrina espírita, como se pode deduzir num primeiro momento.

É só uma história, ficção, com romance, ação e perdas como qualquer outra. Mas desperta aquela vontade escondida lá no fundo de que a vida tenha realmente um sentido maior.

A sinopse está bem completa, qualquer informação adicional estraga o prazer da leitura, das reviravoltas... que eu saquei logo de cara.

Terminei de ler e fui procurar continuação, qual minha tristeza ao descobrir que não tem (ainda!)... espero que a autora retome o projeto de continuar a história, ela mencionou essa vontade no blog dela.

O livro foi publicado em 2010 no exterior e só chegou aqui este ano... meu sonho é saber todas as línguas  e não depender da boa vontade das nossas editoras brasileiras, pq tá difícil viu :(

Boa leitura!

Nota: 5



Essa postagem apareceu primeiro em Giral de Leitura de Daniella Baroli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!